BLOG DA MACLAW
26 de Janeiro de 2017

Ferro fundido para uma decoração vintage e retrô

O passado é favorito na decoração e não é paixão somente de colecionadores. Garimpar móveis e objetos antigos para dar um ar nostálgico à casa já é tendência há muito tempo. O vintage e o retrô são estilo muito bem-vindos, mas diferentes!

A palavra “vintage” significa “safra de vinho”. Portanto, quanto mais antiga, melhor. O termo é aplicado a objetos, móveis, acessórios, roupas e por aí vai. Já o estilo retrô se trata de uma releitura inspired. Tem origem na palavra francesa retrospectif e significa “para trás”. Para não esquecer: vintage é usado e o retrô é o que imita ou se inspira no vintage.

O ferro fundido é um ótimo aliado para criar ambientes aconchegantes seguindo estes estilos. O material começou a ser utilizado na arquitetura brasileira por influência da Revolução Industrial, na Europa. Muitos resultados arquitetônicos podem ser vistos até hoje.

Poucas coisas expressam tão bem a passagem do tempo quanto o ferro. É mais versátil, mais fácil para manusear, para a fundição e para dobrar, do que o alumínio. Utilizado em móveis, objetos decorativos ou guarda-corpos, principalmente em escadarias, dão um charme todo especial para o ambiente. O material também pode ser combinado com madeira e vidro, em que a composição fica ainda mais bonita.

Para a manutenção do ferro, o indicado é lavar o material uma vez por mês, especialmente se estiver na área externa recebendo chuva e sol, com detergente líquido e água morna. Depois disso, é preciso utilizar um pano limpo para secar bem para que a umidade não enferruje o local.

Veja algumas ideias para utilizar o ferro fundido e inspire-se!

 

Fonte: Supérfluo Necessário, Zap em Casa e Materialidade 

 

Vista interna da Estação da Luz, em São Paulo (SP)

 

 

 

 

Copyright ©2015. Todos os direitos reservados
Dropsite - Sites Ráidos