BLOG DA MACLAW
28 de Outubro de 2016

Aço inox + arte

O aço inox é um material super versátil. Pode ser utilizado em diversas aplicações: desde eletrodomésticos e móveis, até produtos para a indústria naval. Isso acontece pois o material tem a capacidade de resistir às interferências da natureza, mantendo suas características naturais ao longo do tempo.

A década de 70, aproximadamente, marca um novo momento para o aço inox. A partir desta época, inúmeros profissionais passaram a considerar o grande potencial artístico do material, demonstrando uma relação harmoniosa entre o aço inox e a arte.

É adequado para ser utilizado para esculturas no ar livre devido a sua durabilidade superior. Além disso, a propriedade refletiva do aço inox é capaz de gerar efeitos diferenciados nas obras.

A seguir, você confere obras incríveis produzidas a partir do material.

 

The Bean (o feijão): Inaugurado em 2006, é denominada oficialmente de Cloud Gate. É uma deslumbrante escultura do artista Anish Kapoor. Feita por 168 placas de aço inoxidável 316L, mede 21 metros de comprimento, 13 metros de largura e 11 metros de altura, pesando 99,5 toneladas.

 

Monumento a Sibelius: Localizado em Helsínquia, Finlândia, é dedicado ao compositor finlandês Jean Sibelius. A obra é produzida por 600 tubos soldados de aço inoxidável em uma formação de onda que parece um órgão, pesando cerca de 24 toneladas.

 

Cones: A escultura é feita por sete cones de aço inox polido. Inaugurado em 1982, foi encomendado pela Galeria Nacional da Austrália. A obra interage com a natureza para refletir e distorcer as formas e cores das árvores que estão ao redor.

 

Unisphere: Construída em aço inox 304L, a escultura está localizada em Nova York. A obra tem 34 metros de altura e pesa 320.000 kg. Foi encomendada para marcar o início da era espacial, sendo a representação esférica da Terra, significando a representação da interdependência global.

 

Kelpies: Na Escócia, duas cabeças de cavalo de 30 metros de altura cada, encontram-se no canal de Forth e Clyde. O artista escocês Andrew Scott representa o papel que os cavalos tiveram na história de seu país. O nome da obra remete aos seres místicos da cultura celta, sendo que cada cabeça de cavalo pesa mais de 300 toneladas e foi construída em aço laminado com cobertura de aço inox.

 

Fonte: Abinox 

Copyright ©2015. Todos os direitos reservados
Dropsite - Sites Ráidos