BLOG DA MACLAW
29 de Janeiro de 2016

Que tipos de aços inoxidáveis se aplicam na indústria de processamento de alimentos?

 Os aços inoxidáveis são largamente utilizados na indústria de fabricação, processamento, estocagem, distribuição e preparação de alimentos e bebidas,Dependendo do tipo selecionado, os aços inoxidáveis podem ser aplicados na maioria de tipos e classes de alimentos e bebidas.
A maioria dos recipientes, tubulações e equipamentos em contato com alimentos, de aço inoxidável, são fabricados com os tipos 304 ou 316. O tipo 430 contendo 17% de cromo é também largamente utilizado em equipamentos domésticos, onde a resistência à corrosão não é significativamente importante.
Dependendo da aplicação, os tipos 304, 304L, 316, 316L e 430 podem ser adequados para o processamento e manuseio de alimentos, levando em consideração que em termos de resistência à corrosão a escala decrescente é a seguinte:

Tipos 316 > Tipos 304 > Tipos 430

Se o tipo de aço inoxidável for corretamente especificado, a corrosão será totalmente evitada.
A condição e acabamento da superfície não é muito importantes para o sucesso da aplicação do aço inoxidável. Superfícies lisas não apenas proporcionam uma boa limpeza mas também reduzem o risco de corrosão.
Os tipos de corrosão a que os aços inoxidáveis podem ser susceptíveis são indicados a seguir.

CORROSÃO POR PITE OU FRESTAS Ocorrem principalmente em soluções aquosas contendo cloretos. Embora o ataque possa ocorrer em condições neutras, condições ácidas e aumentos de temperatura promovem a corrosão por pite e frestas.
A corrosão por pite se caracteriza por pites profundos em superfícies livres.
A corrosão por frestas ocorre em soluções contendo frestas ou em reentrâncias de estruturas.

CORROSÃO SOB TENSÃO É uma forma localizada de corrosão caracterizada pelo aparecimento de trincas em materiais sujeitos a tensão em ambiente corrosivo. Normalmente ocorre na presença de cloretos e em temperaturas acima de 60° C.

CORROSÃO INTERGRANULAR É o resultado de ataque localizado, geralmente em zonas de aquecimento em regiões soldadas. Normalmente ocorre nos aços austeníticos standard. O risco de corrosão intergranular é praticamente eliminado ao especificar aços com baixo carbono (0.030%Max.)

Uma limpeza efetiva é essencial para manutenção da integridade do processo e prevenção da corrosão. A escolha do processo de limpeza e sua freqüência dependem da natureza do processo, do alimento processado, do depósito formado, condições de higiene etc.
Os métodos de limpeza indicados para equipamentos de aço inoxidável são os seguintes:

Água e vapor, Esfregamento mecânico, Pós e detergentes, Soluções alcalinas, Solventes orgânicos, Ácido nítrico.

DESINFEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE AÇO INOXIDÁVEL -Desinfetantes químicos são freqüentemente mais corrosivos que agentes de limpeza e seu uso deve ser feito com cuidado.

HIPOCLORITOS Hipocloritos e outros desinfetantes podem liberar cloro que pode causar pite. Hipoclorito de sódio ou potásio são usados em agentes esterilizadores. Se estas substâncias forem utilizadas com o aço inox, a duração do tratamento deve ser mínima e seguida de enxágüe com água.
Em altas temperaturas, agentes contendo cloro não devem ser usados com aço inoxidável.

SAIS TETRAVALENTES DE AMÔNIA São muito menos corrosivas que os hipocloritos.

COMPOSTOS DE IODO Podem ser utilizados para a desinfecção de aço inoxidável.

ÁCIDO NÍTRICO Mesmo em baixas concentrações, o ácido nítrico tem uma potente ação bactericida e pode ser um desinfetante de baixo custo para equipamentos de aço inoxidável, especialmente em equipamentos de pasteurização.

APLICAÇÕES TÍPICAS DOS VÁRIOS TIPOS DE AÇO INOXIDÁVEL:

Tipo 420 Facas profissionais e de cozinha, espátulas etc.

Tipo 430 Mesas, painéis, revestimento de equipamentos. Utilizado em ambientes moderadamente corrosivos (vegetais, frutas, bebidas, alimentos secos, etc).

Tipo 304 Cubas, bacias, tubulações, partes de máquinas (componentes que exigem conformação e soldabilidade). Resistência à corrosão superior ao 430.

Tipo 316 Componentes utilizados com alimentos mais corrosivos (carne/sangue, alimentos com moderado conteúdo de sal), que são limpos freqüentemente.

Tipo 904L Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados).

Duplex 2205 Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados). Maior resistência que os austeníticos. Boa resistência à corrosão sob tensão em soluções salgadas a altas temperaturas.

Super Austeníticos com 6% de Mo. - Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados). Boa resistência à corrosão sob tensão em soluções salgadas a altas temperaturas. Usados em aquecimento de vapor, boilers para aquecimento de água, etc.

Copyright ©2015. Todos os direitos reservados
Dropsite - Sites Ráidos